quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Filme: Malévola

Bom, primeiro de tudo, eu sei que este post está com MESES de atraso! Ele já estava pronto há muio tempo, guardado aqui nos rascunhos... mas por algum motivo eu esqueci dele. E agora resolvi postá-lo mesmo assim...

Eu queria muito, muuuuuuuuuiiiiito ver esse filmes desde que sua produção foi anunciada, afinal A Bela Adormecida está entre um dos meus desenhos favoritos. Infelizmente, eu me decepcionei bastante. Mas tem lá suas qualidades, como a Disney abolimdo de vez a Diabete! Viva!!!

Essa era a primeira coisa que eu tinha a dizer sobre esse filme, mas explicarei melhor a parte sobre a diabete no final com spoiler. 

Antes de mais nada é preciso deixar bem claro que Malévola é uma personagem completamente inventada pela Disney. Ela não existia no conto original dos irmãos Grimm d'A Bela Adormecida. E, portanto, ela pertence totalmente e somente ao universo Disney.


Mas então... não gostei. Ou melhor, gostei... mas só da Angelina Jolie. Ela é a única coisa que presta no filme todo. Todos os outros personagens ficaram rasos e mal aproveitados. Somente a personagem-título tem sua personalidade bem definida e devidamente explorada. Todos os demais são absurdamente idiotas e Elle Fanning em nada se parece com Aurora - exceto por ser loira. Claro que, seria muito difícil encontrar outra atriz tão bela quanto Jolie para interpretar BELA Adormecida (eu considero Jolie a mulher mais bonita do mundo), mas poderiam ter pego uma menina menos sonsa pelo menos.

Pra mim, as melhores cenas do filme são quando Malévola está observando Aurora de longe. Gostei muito dos figurinos e do visual do mundo fantástico. Eu confesso que esperava mais... muito mais... das motivações de Malévola do que o velho clichê de sempre, de ter sido traída e talz...

Um comentário recorrente que apareceu no meu facebook, por parte dos meus amigos, foi: "a Disney estragou [a personagem] Malévola".

Eu discordo parcialmente, mas embora tenha gostado do filme, reconheço que ele tem problemas.

A interpretação de Angelina Jolie foi, como sempre, impecável. Já a Aurora de Elle Fanning, achei (como já desconfiava desde os trailers) bem sem sal.
O roteiro deixa algumas situações muito mal explicadas.

E é possível identificar claramente - comparando com outras produções recentes da Disney - um novo padrão emergindo enquanto o antigo padrão açucarado em excesso é, graças a Deus, deixado pra trás. O problema disso é que surge uma nova 'fórmula de bolo' para apenas substituir a antiga, que também servirá como uma fonte segura e confortável, a qual corre-se o risco de recorrer sempre pelas próximas décadas em TODOS os filmes e animações do gênero (princesas, conto de fadas).
O medo de arriscar, em todos os gêneros, está afundando Hollywood. E eu já tinha dito que isso estava acontecendo e seria um problema lá em 2009.

Mas voltando aos comentários que vi no FB, eu acho interessante notar que Aurora é - pelo menos entre meus conhecidos - a princesa mais desprezada (e eu sempre acabo defendendo-a com unhas e dentes), enquanto, ao mesmo tempo, justamente Malévola é a mais 'querida' das vilãs. E, de fato, quando comparamos ela e a Rainha Má, com os outros bruxos e bruxas vilões das animações seguintes, elas são as únicas completamente sérias e centradas, enquanto todos os outros vilões e vilãs (Úrsula, Jafar, Scar, Gaston, Narissa, A Madrasta, Hades) tem um forte toque cômico.

Portanto, é compreensível o desgosto de alguns pelo filme, pois podem ter a impressão de que a vilã foi enfraquecida. Ela simbolizava, até agora, a maldade suprema dentro do universo Disney e acho que, sinceramente, ninguém nunca tinha parado pra pensar no que a levou a ficar como ficou. Era como se ela fosse maldosa por natureza e por convicção. (Apesar de que no desenho não sabemos qual o motivo de ela não ter sido convidada para o batizado de Aurora).
O problema, a meu ver, não foi a revelação de que ela, na verdade, nasceu boa. O problema foi que a história contada é um grande clichê, do tipo que todos já se cansaram. E, é claro, o que eu já citei acima: muitas coisas ficaram mal esclarecidas.

Por exemplo, se por um lado a Disney quis explicar as motivações de Malévola, amenizando sua imagem (ao ponto de se tornar apenas uma anti-heroína), ela criou um outro enorme vilão, cujas motivações não ficaram muito claras (comento melhor isso na parte com spoilers).

Os trailers dão a entender que veremos Angelina interpretar uma grande, poderosa, deliciosamente cruel (e sarcástica) vilã. Só que a imagem que os trailers passam é um pouco diferente da realidade do filme.

Agora, mudando um pouco de assunto, para a questão de elenco.
Como eu disse, Angelina foi perfeita, apesar das mudanças na personagem. A menina que interpreta Malévola criança (Isobelle Molloy) também é excelente.


Elle Fanning... 
Minha primeira impressão, logo que vi os trailers - e que se confirmou vendo o filme - é de que ela não é bonita o suficiente para interpretar Aurora. E antes que alguém grite "preconceito" aqui, deixe-me explicar.
Tanto no desenho de 1959, quanto no filme de 2014, Aurora é agraciada 2x em seu batizado com o 'dom da beleza'. E, por esse motivo, ela deveria ser a garota de 16 anos mais bonita que se possa imaginar. Uma beldade, estonteante. Neste caso específico, sua beleza estética é um pré-requisito fundamental. Mas, vamos comparar:


A 3ª foto é de uma cosplayer, cujo nome infelizmente não consegui descobrir. É uma caracterização muito mais fiel à personagem.
Claro que eu não esperaria que ficasse assim no filme, até porque eu mudaria a franja estranha, deixaria o cabelo um pouquinho mais escuro e diminuiria bastante a maquiagem. Mas, ainda assim, tá bem mais fiel esteticamente, do que o visual de Elle Fanning, que não parece ter passado sequer uma base no rosto e é extremamente sem sal.
Porém, eu tenho a impressão que isso foi proposital. Já que ela, neste filme, não é a personagem principal e, portanto, não é quem deve receber o maior destaque.
Eu confesso que senti MUITA falta deste figurino clássico de camponesa (corpete / espartilho preto, blusa cinza clara, saia cinza escura, um xale e uma cesta) - que acho muito mais bonito do que o vestido azul / rosa com o qual ela geralmente é retratada.
Aliás, eu realmente não entendi porque apenas a personagem Malévola foi esteticamente fiel ao desenho. Nenhuma outra coisa ou pessoa no filme tem o mesmo visual do desenho original.


O visual do reino encantado (os Moors) é magnífico, de tirar o fôlego. Quase tão lindo quanto o mundo de Avatar.

Há cenas de Malévola que não são exatamente cômicas, mas tem um humor leve e sutil que rende bons momentos e eu não consegui deixar de rir nestas partes e me divertir.

Uma curiosidade: Aurora na fase de criança é interpretada pela própria filha de Angelina, Vivian de 5 anos.
E o melhor é o motivo: nenhuma criança que foi testada para o papel conseguia chegar perto da atriz com esse visual sem abrir o berreiro, hahaha... Só a filha mesmo conseguiu ficar perto da mãe 'bruxa' tranquilamente.

Como você deve ter reparado se viu todos os trailers, o príncipe Filipe não aparece e nem é citado. Bom, só o que posso te adiantar é que ele é um total zero à esquerda nessa versão.

ATENÇÃO! CUIDADO: SPOILERS!!!

O que eu mais gostei foi o fato da Disney ter usado aqui a mesma solução que vimos em Frozen e Once Upon a Time: o que é, afinal, o tal beijo do amor verdadeiro? Será que só existe uma forma de amor? A resposta é NÃO! O amor verdadeiro também é - e talvez ainda MAIS FORTE - o fraternal. Parece que, daqui pra frente, a Disney vai usar e abusar dessa fórmula. A mudança em relação ao antigo romance açucarado é bem-vinda, mas também pode criar um novo problema de ser usada e re-utilizada até a exaustão.

Para este filme, especificamente, a parte ruim é que Filipe - um personagem que sempre gostei muito e sempre achei muito cativante - se tornou um total zero à esquerda. Totalmente e plenamente inútil. Ainda que não fosse seu beijo na boca apaixonado a acordar a princesa, ele poderia - e DEVERIA - ter aparecido mais e ter sido bem usado. Se ele aparece em 10 minutos de cena é muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!