segunda-feira, 22 de julho de 2013

Filme: Homem de Aço

Como eu não sei por onde começar, então começarei pelo início. 


Mas antes preciso esclarecer que AMEI TOTAL E COMPLETAMENTE este filme. E o post, pra variar, vai ser gigante! (Se quiser pule para a parte onde falo sobre o filme especificamente... estará sinalizado!)


MINHAS EXPECTATIVAS


Quando saiu a 1ª foto do Henry Cavill vestido de Superman (à direita, clique para ampliar) eu tive um chilique e NÃO foi no bom sentido da coisa.
Eu não gostei nada da ideia de um reboot (e nem do uniforme novo que não dava pra ver direito nessa foto). Eu queria uma continuação de Returns porque eu tinha ficado empolgada com a ideia de ver a relação entre Jason e Kal-El / Clark / Superman se desenvolver, tinha me apaixonado pela ideia da continuação da linhagem dele misturada ao DNA humano e, sim, tinha gostado daquela Lois Lane (embora Teri Hatcher seja insuperável, qualquer uma consegue ser melhor do que a Margot Kidder nos filmes do Reeves). Não tinha gostado dele ficar "sem cueca", achei que ficaria muito esquisito. Não tinha gostado da cara do Henry Cavill (nessa 1ª foto achei ele muito agressivo, algo que não seria compatível à personalidade essencialmente bondosa do Superman) e achei que ele não me convenceria no papel.
Fiquei tão desgostosa que cheguei a dizer que me recusaria a assistir esse filme!!! Como se fosse possível resistir...

Mas conforme novas notícias, fotos e principalmente os primeiros trailers foram chegando eu fui me rendendo. Verdade seja dita, torci o nariz para metade do elenco. Porém, os trailers estavam phodásticos demais para ignorar, de modo que me dispus a dar uma chance.

Não gostei nem um pouco quando uma amiga, tão fã quanto eu do Superman - mas que entende de quadrinhos (lembrando sempre que eu não acompanho HQs, só outras mídias) - me explicou por alto a tal história da crise, de como ele havia sido modificado nas HQs depois disso, me disse que esse Superman não seria tão bonzinho e que esse Clark não seria tão "nerd abobalhado", seria mais "safo". Não gostei porque os rumores eram de que este filme seria baseado nessa fase pós-crise. E os fatos de Smallville (a série) me desagradar profundamente com aquele Clark popular + a profunda decepção do que fizeram com o Spiderman no reboot, me deixaram bastante apreensiva em relação a essas mudanças de personalidade.
Tudo isso me deixou extremamente desconfiada! "Como assim Superman não é mais tão bonzinho?" Pensei. Isso é a ESSÊNCIA do personagem. Como eu disse lá no NerdPai, eu achava que não existia pessoa mais CHATA NO UNIVERSO do que eu em relação a essa questão da essência do Superman (pelo visto me enganei).
Eu gosto dos personagens nerds e desajustados porque, obviamente, rola uma identificação!

Também começaram a surgir os rumores sobre Krypton ter sua destruição modificada e sendo agora não por causas naturais, mas por uma guerra civil. Bom, nada disso é Spoiler, porque são as especulações que saíram antes do lançamento, algumas das quais eu já havia comentado aqui em posts anteriores.

Então vieram trailers mais detalhados, descobri que o Nolan estava envolvido no projeto (isso contou MUITO!), algumas notícias sobre o enredo de Krypton e então, de alguém que tinha inicialmente se recusado veementemente a ver este reboot, passei a ser uma grande e ansiosa entusiasta. Tanto que fiquei inconformada com o atraso de 1 mês da estréia (no fim das contas não fez diferença, pois demorou para eu conseguir assistir).

E, por fim, contribuiu muito é claro a participação do Christopher Meloni, meu querido e eterno Elliot Stabler. Acho que eu teria visto só por ele mesmo se fosse ruim de matar, porque doeu demais quando ele largou SVU. Doeu especialmente para a Olivia.


O FILME - MINHAS IMPRESSÕES

Irei sinalizar os trechos com Spoilers.
Certamente teria sido um dos grandes arrependimentos da minha vida se tivesse cumprido a promessa de não assistir!

Por mais otimista e ansiosa que eu estivesse, NADA me preparou para o que vi dia 19!!!
Nem sei explicar o que senti ao sair da sessão. Foi de fato uma emoção muito forte!!!

O trecho inicial sobre Krypton é bastante extenso. Extenso o suficiente para nos familiarizarmos bem com o planeta e sua arquitetura. Agora ele deixa de ser apenas o planeta alienígena (e desconhecido) onde Kal-El nasceu. Ele se torna parte do nosso consciente imaginativo. Antes víamos apenas algumas salas rapidamente e logo em seguida Kal-El sendo enviado para a Terra. Agora temos alguma noção até do seu tipo de fauna, tecnologia, história, cultura e organização social. De modo que o filme traz já de início toques de Ficção Científica (óbvio) e Distopia.
Achei interessante também vermos que para salvar o filho as coisas não foram tão simples e fáceis como geralmente aparenta. Jor-El corre grandes e sérios riscos para conseguir o que precisa para mandar Kal-El para longe. Aqui vemos que ele não tinha simplesmente a tecnologia necessária guardada na garagem de casa. E também vemos que ele não se preocupou APENAS com seu filho, mas com tudo que pudesse salvar sobre o planeta.
Deve-se destacar a interpretação de Lara Lor-Van (mãe biológica) que foi mostrada como uma personagem forte e muito digna e não só aquela coadjuvante submissa de antes. Ela mostra que é tão importante geneticamente para a índole de quem seu filho se torna quanto Jor-El.
Não sei dizer quanto tempo dura essa parte que se passa no planeta em si, mas arrisco dizer entre 15 e 20 minutos.

A questão da guerra civil não é beeeem o que pintaram antes do lançamento do filme. Não é uma guerra que já estivesse em curso antes do planeta começar a ruir. O motivo da ruína é outro.


Krypton nos é apresentada ao longo do filme como uma civilização magnífica e terrível. Os kryptonianos não são exatamente bons exemplos de ética e moral e não vou dizer mais para não estragar. Mas achei que até mesmo Jor-El não era um cara tão legal assim se você pensar além do bem estar dos kryptonianos e da sua própria cultura. Gostei da interpretação do Russell Crowe apesar de não ser grande fã dele. Mas ele fez um Jor-El impecável!

Acabada esta fase de Krypton, não vemos a infância de Clark linearmente. Isso é contado através de vários flashbacks. Achei que a distribuição dos acontecimentos ficou melhor assim até para entendermos a vida e os sentimentos dele, suas motivações e seus princípios. Bom, sou suspeita pra falar porque gosto muito de histórias não-lineares.

Ao contrário do que eu pensava não demora muito até que Lois Lane faça sua primeira aparição. Aliás, não demora até que Lois e Clark interajam pela 1ª vez. E confesso que me surpreendi nessa parte, positivamente.


Esqueça tudo que você está careca de saber sobre a relação dos 2. Esqueça que eles se conhecem quando Clark assume a identidade de jornalista disfarçado e chega no Planeta Diário. ESQUEÇA!
Toda a ordem dos eventos é invertida e "bagunçada" em relação ao que conhecemos quase que desde sempre. É realmente uma nova origem para tudo a respeito desta história.
E isso foi BOM! Muito bom!!!
Porque mesmo sendo grande fã do Superman, eu sempre admiti que havia várias inconsistências absurdas no início de sua história (e por sempre quero dizer desde criança). Não era plausível ou verossímil! Se a gente pensar que se um alien como ele aparecesse de verdade aqui no nosso planeta e como os fatos aconteceriam automaticamente, percebemos que a forma como a história do Superman sempre foi contada simplesmente não faz sentido, não poderia ser daquela forma!

E é esse ponto que o filme explora: uma aproximação com a realidade se isso acontecesse de verdade. Como seria mais lógico (e até emocionante e criativo) que Lois e Clark tivessem seu 1º contato, se conhecessem. E como os militares e o governo americano reagiriam a um alien super poderoso voando por aí em um collant azul.

Amy Adams conseguiu me convencer como Lois, mais pela atitude tipicamente "Loisnística" do que pela aparência. Ela não parece Lois Lane por fora, mas tem atitude de Lois. Repórter investigativa, teimosa, extremamente ousada, desafiadora e inteligente e que em geral leva bronca do chefe por ter ousado além do que seria saudável ou seguro. Digamos apenas que para ela a história de um cara que anda por aí fazendo coisas extraordinárias e depois cobrindo seus rastros é tentadora demais para ser esquecida e posta de lado. (estou tentando não dar spoilers, rs...)

UM PEQUENO SPOILER: Senti muita falta do Jimmy Olsen, por motivos óbvios. Mas a grata surpresa foi ver a própria Lois fotografando com uma Nikon. Pena que ela cometeu um erro óbvio e ridículo (mas necessário para a cena) que foi usar o flash direto. Erro técnico, porque a foto sairia "estourada". Erro de sobrevivência, porque você nunca deve mirar um flash de alta potência direto para uma máquina alienígena, rs.
Engraçado que antes dessa cena ela estava usando o flash rebatido (apontado pra cima). Erro de continuidade??? FIM DO SPOILER


Laurence Fishburne me convenceu como um editor de jornal, mas não como o personagem Perry Wright.

A origem da Fortaleza da Solidão também é interessante e diferente do que já sabíamos e eu gostei muito (de novo, mais plausível). Aliás, nem sei dizer se poderíamos propriamente chamá-la assim.
O problema é que ao descobrir quem é exatamente, começar a testar seus limites e pensar no que fazer com isso Clark / Kal-El não tem muito tempo. A cena em que ele começa (tá nos trailers) a se testar me lembrou a mesma cena de outros filmes do gênero, especialmente do 1º Homem-Aranha, embora seja outro nível, já que Clark não é um adolescente. Mas ele se empolga sim, como seria natural para qualquer pessoa que descobrisse ter poderes extraordinários.

PEQUENO SPOILER: Falando nisso, uma das coisas que mais gostei foi mostrar os problemas de desenvolvimento que ele teve conforme crescia e seus poderes apareciam. Aliás, até lembrou um pouquinho o pequeno Jason de Returns, quando ele diz "Desculpe, mamãe", tanto por não ter controle de seus atos, quanto por não ter certeza se o que fez era certo ou errado.
Nestes momentos, no caso do Clark de Man of Steel, vemos como a criação e a orientação de Marta e Jonathan foram fundamentais para transformar Clark em quem ele se torna adulto. Sem essa orientação ele poderia até mesmo ter enlouquecido. Os outros filmes sempre mostravam que ele lidava com naturalidade com "ouvir tudo e todos ao mesmo tempo". E aqui vemos que não é tão fácil ou tão simples assim. O que achei genial.
O mesmo vale para o controle da visão laser, visão de raio X, excesso de força, etc. Ele precisou aprender a se concentrar e a se controlar para não reagir a provocações ou machucar alguém sem querer, ver o que não devia, etc... FIM DO SPOILER.


O tempo todo vemos Jonathan e Clark conversando sobre suas escolhas, sobre os perigos de revelar o que podia fazer e aprendendo a lidar com a crises de consciência e de existência de Clark.

GRANDE SPOILER: A cena da morte do Jonathan é muito significativa, mas não gostei muito de também parecer levemente com a do tio Ben em Homem-Aranha. A velha discussão com adolescente passando por algo inimaginável dizendo "eu faço o que eu quiser. Você não manda em mim, você não é meu pai!" E aí o cara morre logo depois e ele fica pra sempre com aquela CULPA na cabeça.
Mas aqui há diferenças bem importantes.
1º Há uma comunicação não-verbal antes do Jonathan morrer (aliás, em circunstância completamente diferente da morte do tio Ben), entrei pai e filho que sinaliza quase como "fazer as pases" e um entender os motivos do outro.
2º Mesmo na morte Jonathan lhe deixa a lição mais preciosa que poderia para o futuro Superman e que é a peça chave para todo o "mimimi" que a galera tá fazendo em torno do final e que eu só vou comentar lááá no final.
A lição: TODA vida é preciosa, de QUALQUER espécie (nem preciso dizer que amei isso!!!). Mas, mais importante ainda é proteger as vidas INOCENTES!!! (sim, inocentes aqui é preciso colocar com letras garrafais.) FIM DO SPOILER

Quando Zod invade a Terra e manda aquela mensagem (aquele trailer com a tela chuviscada) a cena na casa dos Kent parece de filme de terror. Acho que eu teria o treco se fosse comigo!

A partir daí começa um probleminha, algo que desagradou muita gente profundamente e até a mim no começo: paralelos religiosos. Eu, por fim, entendi de uma maneira bem diferente que a maioria. Não acho que o objetivo tenha sido compará-lo a Jesus mas, ao contrário, distanciá-los apesar de possível "semelhanças". Também foi falar melhor disso no final.

Neste filme Lois Lane não é apenas a mocinha (e repórter folgada e intrometida) que fica em volta dos acontecimentos, mais atrapalhando do que ajudando. Em Homem de AçoLois Lane tem participação ativa. Enquanto eu adorei isso, pra muita gente também foi motivo de #mimimi.
Eu prefiro ela fazendo algo de útil do que gritando histericamente e sempre atrasando o herói. Não que ela não se meta diversas vezes em situações perigosas, rs. Mas pelo menos dessa vez ela ajuda de verdade!
Óbvio que eu adoro quando as personagens femininas são retratadas com força, personalidade, utilidade real e importância. Achei bonita a maneira como a relação (e a confiança) entre Lois e Clark foi sendo construída, apesar do curto espaço de tempo. E eu gostei de, no finlzão mesmo, terem SPOILER DO FINAL eliminado de vez aquela p*t@r14 desgraçada de Lois não sabe quem é Clark Clark fica se fazendo de idiota na frente dela enquanto ela fala sobre o Superman para ele próprio. Porque aquilo era MUITO chato! FIM DO SPOILER.

Pra quem gosta (e reclamou deste ponto em Returns) tem muita, mas muuuuuita porrada entre Zod e Kal-El. Chega até a parecer exagerado. Eu gostei especialmente da reação dele em relação à Marta.
Como eu praticamente decorei as cenas dos trailers, rs... Eu não me enganei quanto ao fim das cenas. Sempre que parecia que tinha acabado eu lembrava que ainda não tinham passado uma certa cena, em certo local, que apareceu nos trailers. De modo que não me incomodei com isso, porque já esperava.
Vemos Kal-El enfraquecer SEM kryptonita em uma cena angustiante, o que é uma novidade e tanto.
Praticamente toda Smallville é destruída e boa parte do centro de Metrópolis (que aliás, está a cara de Nova York). Desconfio que o prejuízo foi BEM maior que o estrago d'Os Vingadores, rs.

Me agradou demais que este Clark não ficasse tão 'popular' quanto me fizeram pensar que ficaria. Ele continua sendo um nerd, fazendo jus ao fato de ser filho do maior cientista de seu planeta natal. Só que é um nerd moderno, típico da nossa época e não dos anos 80.

Quando eu gosto MUITO mesmo, pra valer de um filme eu não consigo ficar parada na cadeira. Eu me empolgo tanto que eu começo a querer pular feito criança. E é raro um filme me causar esta reação. Claro que eu me controlei para não incomodar ninguém, mas desconfio que as pessoas ao meu lado perceberam meu estado de espirito tanto por estar quase exalando pelos meus poros, quanto por eu ter ficado boa parte do filme com a coluna ereta e sentada bem na pontinha da cadeira.
Tive vontade de chorar diversas vezes e saí do cinema com vontade de BERRAR a plenos pulmões (mas me controlei). Saí me sentindo mais viva do que nunca, inspirando com prazer o ar gelado da noite, sorrindo feito boba! Parecia que eu ia explodir! Eu não cabia dentro de mim e ainda bem que ninguém foi comigo, pois eu não teria deixado a pessoa em paz, hhahaha...

É um filme pé-no-chão e 100% digno para o Superman. FINALMENTE um filme digno.
Claro que não é como o caso do Batman, que nunca teve uma versão sequer razoável até o último reboot.
Até me sinto meio mal... Quase traindo Chritopher Reeves (queria que ele tivesse visto esse filme) e o John Williams. Essa versão antiga sempre terá lugar em nossos corações como nostalgia, tendo feito parte da nossa infância. Nos alegrando, aproximando o mundo da fantasia das nossas vidas. Sempre terei um carinho especial por esta versão.
Entretanto, é inegável que muitas vezes beirou o ridículo e que era bem bobinho.
O Superman carecia e merecia uma versão à altura do grande herói que ele é: o maior de todos os super-heróis!

Marvetes que me perdoem - pois aprendi a gostar da Marvel também -, mas por melhores que sejam os filmes da Marvel NÃO chegam nem na unha do dedinho mindinho de Homem de Aço!!!

Depois desse filme, PRECISO desesperadamente de um filme da Liga da Justiça!!!
PRECISO ver Batman do Nolan e Superman do Nolan JUNTOS! (tomara que o Christian Bale mude de ideia!!!)

Recomendo assistir em 3D.
Eu reclamei muito do cinema daqui só ter a versão legendada nas salas 3D, mas agora acho que ver este filme em 2D não deve ter a menor graça. Ficou muito bem feito e suave. Não deu nenhuma dor de cabeça ou qualquer outro efeito colateral.
O único filme 3D do qual eu tenho opinião semelhante é Avatar.


#MIMIMIs E POLÊMICAS
ATENÇÃO: MUITOS SPOILERS, SÓ LEIA SE JÁ TIVER VISTO O FILME


Então... teve gente que odiou, teve gente reclamando e apontando problemas bem específicos. Na minha opinião tudo que apontaram tem explicações lógicas e / ou não são furos tão grandes assim a ponto de estragar a história. Acho que é coisa de quem gosta de reclamar só por reclamar mesmo. Porque antes reclamavam que "Returns" não era atual, que o Superman tava 'bonzinho demais' e que não havia o Super dando porrada em ninguém, só apanhando.
E agora que tem um filme que atende a todos os pontos "defeituosos" do filme anterior e recomeça do zero (foi atualizado a este mundo mais cruel, tecnológico e exigente no quesito verossimilhança, o Super deixou de ser 'escoteiro' bobo e ele bate mais do que apanha e bastante), continuam reclamando... então...

Mas mesmo assim, vou comentar as reclamações que vi pela net até agora, começando pela maior polêmica:

A MORTE DO ZOD: É tão óbvio que nem dá pra acreditar que precisa de explicação!
Que que esse povo queria? Que ele deixasse aquela família ser fritada??? Ah, vá.
Em uma frase, pouco antes, o próprio Zod entregou o final, dizendo que só acabaria quando um dos 2 morresse. E ele tinha razão.
E olha que eu sempre fui a pessoa MAIS CHATA DO UNIVERSO a defender essa "essência" imaculada do Superman (foi aliás o motivo de eu me revoltar com o reboot inicialmente)... e ainda assim, eu amei ABSOLUTAMENTE TUDO nesse filme. Mais perfeito impossível!!!
Lembra que eu disse antes, sobre a morte de inocentes???
Superman teve que escolher entre um militar, genocida, invasor... E... uma família inocente e apavorada. Quem ele deveria ter deixado morrer??? Era uma situação sem opção e ele escolheu o certo: ele matou o criminoso (que já havia sido condenado à longa prisão no espaço justamente por ser louco e perigoso) ao invés de permitir a morte de inocentes sem motivo!
E tanto é mentira essa história de que ele "perdeu a essência" que ele se emociona e claramente sente dor ao fazer o que fez. Dor, peso e solidão. Ele nunca QUIS matar ninguém (chegaram a falar em crueldade, vingança, prazer! OI??? HEIN??? COMO ASSIM???)
Ele foi UM VERDADEIRO HERÓI com um enorme fardo nas costas! E além de tudo, como super-herói ele ainda estava cru, inexperiente. Não tinha como ser diferente para ser um Super de respeito hoje em dia!!!

E, por fim, como o NerdPai demonstrou muito bem, Superman já matou antes SIM, inclusive no Superman II, em que o vilão também é justamente o Zod. (e que eu tentei assistir antes pra comparar, mas não consegui ver até o fim, rs)


REFERÊNCIAS RELIGIOSAS: como eu disse antes, isso é incômodo sim, mas há margem para uma interpretação diferente.
Me incomodou demais quando ele entrou na igreja e o vitro que tava atrás dele era justo de quem? Jesus. Outra coisa que incomodou, pra mim, foi a idade dele de 33 anos. O André explicou lá no Projeções de Fé que Cristo começou sua vida pública aos 30 anos e não aos 33. Mas o objetivo aqui é mexer com o consciente popular e não com fatos. Se você perguntar pra qualquer pessoa "qual a idade de Cristo?", ela responderá automaticamente 33 (como se ele tivesse essa idade a vida toda, rs), assim como responderá 22 se perguntar sobre 2 patinhos na lagoa. Acho que poderia e deveria ter sido mais sutil... podiam ter colocado uma idade aproximada, 32 ou 34 para criar uma proximidade menos óbvia. Além do mais sempre imaginei que Superman começasse sua carreira de super-herói / jornalista mais cedo.

Mas justamente no final do Zod que o povo tá de #mimimi (por esse motivo eu não esperava tanta reclamação, já que reclamaram justamente da índole dele 'boa demais' em Returns), foi que eu entendi uma outra interpretação.
A ideia, creio eu, foi justamente também romper com essa comparação!
Deus (ou o Filho dele) é perfeito. Kal-El é Kryptoniano, mas como qualquer humano terráqueo, ele tem sentimentos, dúvidas, dilemas, é passível de erros e comete "pecados" (e ponho aqui entre aspas porque se ele não fizesse nada por aquela família - e por toda a Terra - teria sido muito pior. Então será que seria considerado mesmo "pecado"?)
Apesar de ser "super poderoso" - comparado a um humano - ele ainda é um mortal, que pode ficar vulnerável.
A ideia aqui é mostrar em letras garrafais que ele NÃO É "divino" ou santo!!!
Acho que a ideia toda em cima das referências cristãs + o final do Zod foi essa.
Kal-El... Clark Kent... Superman... tem poderes e veio de outro mundo, mas é antes de tudo uma pessoa e apenas isso!
Aliás, o fato de ele procurar uma igreja, um sacerdote demonstra que ele próprio também acredita em uma divindade maior que si mesmo.

E sob esse ponto de vista dá até pra dizer que Returns foi MAIS ousado, fazendo uma comparação ou paralelo direto (mas sutil, tanto que passou despercebido... não criou polêmica na época). Preste atenção a partir de 2:05:


"Eu ouço tudo. Você escreveu que o mundo não  precisa de um salvador, mas todos os dias ouço as pessoas implorando por um!"
Ou seja, este Superman escuta tudo ao mesmo tempo, escuta as preces das pessoas (as ditas em voz alta, creio) não "enlouquece" (como quase aconteceu com o Clark de Homem de Aço e até com Zod e Faora) e não sente necessidade de se concentrar apenas no que acontece em si mesmo e no que está por perto. O Superman de Returns lida com isso com uma estranha naturalidade para um mortal. E, no entanto, não houve nenhuma polêmica em relação a ele (que eu saiba).

LOIS INTROMETIDA: Pois é, teve reclamação também dela "participando demais" dos eventos principais. Ora, como eu disse... prefiro ela participando do que berrando e atrapalhando (como de costume). Prefiro ela segura de si, do que tentando chamar a atenção do herói pra enquanto o mundo explode.
Eu confesso que também fiquei confusa sobre porque Zod fez questão dela entrar na nave e porque raios ela pede desculpa pra ele depois por ter sido forçada a contar alguma coisa. Eu não tinha entendido que informação ela poderia ter dado ao Zod que fosse útil, já que ela ainda mal conhecia o Clark.
Mas aí, lendo os comentários fui ligando os pontos e fiquei feliz por ter reparado em detalhes.
Detalhe 1: quando Zod manda aquela mensagem codificada ele a faz em várias línguas, inclusive português (ou seria portunhol? Me soou meio portunhol no cinema).
Detalhe 2: ele não invade apenas as transmissões de TV. Ele invade TODAS as comunicações da Terra. Antigamente isso significaria rádio e TV basicamente. Hoje em dia significa internet, telefonia móvel, etc... etc... etc... Há uma cena de uma repórter dizendo "está em meu celular também".

Tá... e daí? E daí que Lois vazou na internet (porque Perry não quis publicar) o texto sobre seu contato com um alien de aparência humana dentro de sua nave. A mesma nave que enviou um sinal à nave de Zod ao ser 'ligada'. Coincidência??? Claro que Zod somou 2+2.
Então ele sabia que ela conhecia Kal-El pessoalmente e possivelmente tinha informações sobre sua vida pessoal, porque o havia investigado.
Agora some 2 + 2 novamente: como Zod descobriu que Marta era a mãe adotiva de Kal-El, que seu nome terráqueo era Clark e onde ficava o local em que ele cresceu??? Então... foi por essas informações que Lois se desculpa por ter sido forçada a revelar durante uma experiência dentro da nave (que não é mostrada, porque nesse momento estamos vendo o mesmo acontecer com Superman).

FINAL 2 - PLANETA DIÁRIO: vamos relembrar que isso foi um reboot com o claro e nítido objetivo de reformular e modificar muita coisa da história clássica que estamos carecas de conhecer por um motivo: lógica. A maneira como tudo acontecia antes era fantasiosa e romântica mas, se fosse na realidade, seria impossível.
Era tudo tosco demais!!!
A ideia aqui foi criar verossimilhança, plausividade... Fazer-nos acreditar que isso seria até possível de acontecer pra valer se um alien de aparência humana baixasse por aqui.
Logo... vá assistir com a mente aberta e desapegue dos filmes do Reeves. Como disseram os caras do Omelete TV: você já viu um filme que seguisse essa linha, que continuasse e homenageasse os antigos e você não gostou! Esse filme se chama Superman Returns.
Este é um novo Superman!!!
E eu juro que me surpreendi por me pegar gostando e aprovando todas as mudanças. E aprovei porque, ao contrário dos filmes antigos, os acontecimentos nesta nova ordem fazem sentido.

Lois Lane convive com Clark Kent em tempo quase integral quando ele se torna jornalista. Como raios ela não o identificaria?
Há várias teorias pra isso, tanto mirabolantes quanto plausíveis. Mas eles chegam a ter um nível de intimidade tal que não importaria quão diferente fossem as personalidades de Clark e Super, ela acabaria notando.
O fato dela o conhecer antes - e saber de sua identidade secreta - resolve esse problema e acaba com a insuportável "Lois histérica" e mimizenta que eu detesto dos filmes do Reeves.
Agora ela é cúmplice. Está dentro do jogo, é uma aliada. Novamente, poderemos esperar nos próximos filmes uma ajudante no lugar de uma "atrapalante" e "atrasante".
Enfim... agora mais do que nunca Lois & Clark se tornam uma dupla e não apenas um casal problemático e romântico.

Nesta questão do início do romance de Lois e Superman, vi o uso de expressões chulas como "agora Lois só vai defendê-lo porque quer ir pra cama com ele". Isso obviamente só pode ter saído de uma pessoa que não entende nada sobre a cabeça e os sentimentos das mulheres (ainda mais mulheres como Lois Lane) e que também não tem muito direito de reclamar de mudarem a "essência" do Superman, já que ele nunca foi e nunca será um mulherengo babaca como a maioria dos homens humanos.
Além disso, também foi mastigadamente explicado que Clark se tornará jornalista para ficar perto dos fatos e não para ficar perto de Lois. Sim, ele usou seus novos contatos pra conseguir o emprego. Mas isso não é o que TODO mundo faz hoje em dia???


Mas e a questão do óculos / identidade para as outras pessoas?
Bom, aparentemente eliminaram Jimmy Olsen desse universo =( que era 2ª pessoa mais próxima de Clark no trabalho. Perry pode ser facilmente engambelado, pois não convive com eles tão de perto assim... Só os chama quando precisa. E além do mais, fiquei em dúvida se ele o reconheceu ao lhe dar o trabalho ou não.

E para o resto do mundo, como já foi muito debatido... seu jeito tímido, atrapalhado, curvado e etc... muito mais do que o cabelo e o óculos... desencorajam as pessoas a suspeitar que seja a mesma pessoa. No máximo ele vai passar por sósia.
Aliás, essa questão da personalidade ser seu principal disfarce foi bem demonstrado em uma cena de Returns.

Uma referência para esse tipo de situação que me ocorreu agora foi o filme V de Vingança. A personagem da Natalie Portman diz que quando estava no supermercado encontrou uma antiga amiga no caixa e mesmo olhando-a nos olhos a mulher não a reconheceu, tamanha foi a modificação pela qual ela passou. Claro que é outro tipo de situação, porém demonstra o quanto apenas o rosto não é suficiente para reconhecermos alguém.

Também disseram que a identidade do Clark ficou comprometida porque se a Lois foi capaz de descobrir, qualquer um descobriria.
Discordo completamente!

1º Lois entrou na nave e teve contato direto com ele antes que ele se revelasse para o mundo. A ÚNICA pessoa pra quem ele se revelou na vida adulta e de cara limpa (sem barba) foi ela. E ele só fez isso para salvá-la.

 Lois não é "qualquer uma". Ela é uma renomada repórter investigativa, ganhadora do Pulitzer. Descobrir o que as pessoas querem esconder é seu trabalho, sua vida. Ela se dedicou a isso. Viajou por todo o país seguindo as pistas. Quem mais faria isso e com que interesse? Ela mesma só se interessou e ir atrás dele por tê-lo conhecido dentro de uma nave alienígena. A maioria das pessoas "deixou pra lá", como geralmente fazem. E ela mesma admitiu a dificuldade da missão: "como encontrar alguém que passou a vida encobrindo seus rastros?"
Quanto aos militares... Depois de toda a destruição, eu duvido que eles não saibam sobre Clark Kent, até porque Zod invadiu a fazenda Kent e a nave usada no ataque foi retirada de lá. O que eles não sabem (quando Superman se refere a eles estarem tentando descobrir "onde eu moro") é onde ele reinstalou a Fortaleza da Solidão.
A identidade terráquea é o de menos a não ser que algum Julian Assange ou Edward Snowden invada o sistema do governo e resolva revelá-lo para o mundo, rs.


REVELAÇÃO: voltamos a questão da lógica, do bom senso, da verossimilhança.
Sério que alguém acha que algum governo ia aceitar numa boa um auto-intitulado herói super-poderoso fazendo justiça por conta própria? Isso é TÃO fantasioso.
Até na Marvel que é mais "pipoca" a polícia de NY vive tentando prender o Homem-Aranha, Hulk vive fugindo do exército, Homem de Ferro vive batendo de frente com os militares e Capitão América foi manipulado para virar 'macaquinho de circo' e ser controlado e vigiado de perto de modo a não oferecer ameaça. E são todos humanos.
Imagina então o que aconteceria com um ET???

Não importa se ele foi revelado ou se revelou. A desconfiança e a vigilância sempre irão existir.
Isso foi muito bem discutido, exaustivamente até, nas cenas entre Clark e Jonathan. Foi por isso que Jonathan optou pela morte: para proteger a identidade do filho. É ridículo chiar por causa de algo que foi tão bem discutido e mastigado o filme inteiro.

Além disso temos que considerar que ele estava pronto para se revelar. Ele tinha acabado de descobrir de onde veio, tinha acabado de por a roupa pela 1ª vez e estava sendo incentivado pelo 'fantasma' de Jor-El a começar a testar seus poderes e limites para poder ajudar a humanidade. Mas assim que ele volta do Ártico, Zod aparece porque ao ativar a nave de colonização abandonada, sem querer Kal-El o chamou.


MORTE DE JONATHAN: Jonathan salvou a vida de um cachorro, sim, e isso foi um gesto NOBRE que não deveria ser motivo de reclamação.
Mas ele morreu mesmo por ficou com a perna presa dentro do carro e não conseguiu sair sozinho.
Ele morreu porque fez sinal para Clark não interferir, para o filho não o salvar, para não se revelar... enfim, para continuar protegendo-o pois acreditava ser o certo até que Clark estivesse preparado para decidir por conta própria sobre isso.
Jonathan nesta cena, justamente, ensinou a lição mais valiosa referente à "essência" do Superman: toda vida INOCENTE tem valor e deve ser protegida!
Pra você que acha que um cachorro é um ser inferior e não merecia tal sacrifício (como se Jonathan fosse adivinhar que ia ficar preso), pense que para Zod a humanidade é tão inferior quanto você considera a vida de um cachorro e era por isso que ele não hesitava em destruir toda a nossa espécie para restaurar a sua própria e "superior".


CUECA?
E olha que no fim de tudo isso, ninguém nem ligou pra cueca. Ela não fez nem falta nem diferença, hahahah... Não pensei nela um só segundo durante o filme todo. Só lembrei quando cheguei em casa e olhei pra capa dos outros filmes.


MULHERICES


Na estréia do próximo, ou quem sabe em algum evento, quero fazer o cosplay de Lara Lor-Van. Nunca fiz um tão complicado, mas estou decidida e tem tempo de sobra ainda!




Dica pra mulherada vaidosa e nerd:

Quando fui ver Homem de Ferro 3 pintei minhas unhas de vermelho e dourado em homenagem.
Dessa vez pintei de forma a ficar um azul mais próximo possível da cor do novo uniforme. Eu fotografei, mas a foto não ficou à altura do efeito do esmalte, então não vou colocar.
Mas eu amei demais o resultado e acho que vou repetir a dose por algumas semanas ainda.

Aqui vão os nomes e marcas dos esmaltes que usei pra quem quiser experimentar: 2 camadas de Jeans (Colorama) + 1 camada de Iceberg - HD Multichrome (Mohda).



Enfim... demorei (MUITO), mas acho que consegui colocar na tela tudo que eu queria dizer!

Um comentário:

Wagner disse...

Antes de Crise, houve várias mudanças no Superman e em toda a cronologia da DC.Depois de Crise, idem. Mas os fãs da DC fingem que não sabem disso.

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!