quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Filme: O Fantasma da Ópera (1943)

Acabei de ver no Telecine Cult a versão de O Fantasma da Ópera de 1943.


Não posso dizer que a história é completamente diferente das versão popular em Ópera-Rock que conhecemos bem (2004), afinal não seria O Fantasma da Ópera se fosse completamente diferente. Mas algumas coisas chamam a atenção:


- Não é musical. As músicas só estão presentes nas apresentações no palco e não são as mesmas que estamos acostumados. Fora do palco do Ópera Paris, é um filme comum e confesso que senti mais falta das músicas clássicas do que de todo o resto.

- Como o filme só tem 1h (talvez um pouco mais) MUITA coisa foi cortada.

- A origem do Fantasma, essa sim, é completamente diferente! Ele só se torna o Fantasma depois de adulto e todos conhecem sua identidade.

- Claudin (Fantasma), Raoul e Christine não convencem muito bem. Christine principalmente... Quando ele a leva para o subsolo ela só consegue transparecer pavor. Mesmo que depois de salva ela tenha dito que sentiu aquele fascínio e uma certa atração, piedade e compaixão... a atriz não soube demonstrar nada disso!!!

- Raoul é policial o_O e ela tem mais um outro pretendente

- O final mais parece o de uma comédia romântica do que de uma tragédia, com todo mundo saindo feliz, sorridente e saltitante para jantar. Ninguém lamenta pelo Fantasma.


- Faltou - e MUITO - aquela aura de tragédia, fascinação e quase mística. Aquela sensação típica das óperas. Aquele arrebatamento!!! Aquela grandiosidade épica e até mesmo a sensualidade (mas essa última é compreensível dada a época da produção).

- O Fantasma é patético, mas não dá para culpar completamente o ator, coitado... Afinal, competir com o fabuloso Gerard Butler seria demais né, rs... Ainda assim, faltou vigor em seu ódio.


O trailer do filme para matar a curiosidade:



2 comentários:

Unknown disse...

vc viu o de 1925 então ?? patético!! a christine parece que esta bebada e o fantasma é hilário !!

Tina disse...

Oi Cristiane.
Ainda não vi, mas agradeço a dica e vou procurar pra ver. Quem sabe até faço um novo post sobre essa versão. Obrigada :D

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!