sábado, 28 de abril de 2012

Filme: Jogos Vorazes

ATENÇÃO! CUIDADO: MUITOS SPOILERS!!!

E quando digo que terá Spoilers, quero dizer que comentarei todas as cenas que achar que merece comentários, o que pode estragar totalmente sua ida ao cinema / leitura se você ainda não conhece o roteiro ou se já leu o livro mas quer ter o gostinho de ver por si mesmo como ficou a adaptação.
Quem avisa, amigo é!!!



Assisti Jogos Vorazes na 6ª feira santa. Eu sei, já faz tempo. Mas eu fiquei "bloqueada" para escrever sobre o filme. O objetivo era matar a curiosidade e decidir se leria os livros ou não!

O meu 'medo', por assim dizer, desde que vi o nome e a sinopse do livro pela primeira vez - e já faz mais de 1 ano - era que fosse uma espécie de "Jogos Mortais" para adolescentes. Eu saí do cinema ainda em dúvida naquele dia, mas com a sensação de ter sido cativada, certamente.

Há quase 1 ano fui no
Cinemark ver pela 2ª vez Harry Potter 7-2 e ganhei na compra do ingresso um livreto com o 1º capítulo de Hunger Games, o que achei uma ótima jogada de marketing. Na capa veio escrito "Leia o livro e veja o filme". Ou seja, aproveite que ainda dá tempo de ler antes de ver o filme. Eu já tinha visto algo sobre os livros há mais tempo e lembrava vagamente, porque eu vinha pesquisando fã-sites de séries que ainda não eram tão famosas. Foi assim também que conheci outras séries como Mortal Instruments (que pode ser assunto pra outro post, mas não de resenha) e Destino (Ally Condie). Mas, até receber este livreto, eu ainda não tinha vontade de ler.

Li o 1º capítulo no mesmo dia, enquanto esperava o horário da sessão do cinema. Eu gostei muito do estilo da Suzanne Collins. Me chamou a atenção especialmente por ela escrever no presente e em 1ª pessoa. O livro em 1ª pessoa tem que ser muito bem escrito pra funcionar bem e os 2 últimos que li não me impressionaram muito. Mas, além de ser na 1ª pessoa, ela ousa mais ainda ao colocar a narrativa no presente, como se a Katniss narrasse conforme as coisas acontecem.
Apesar dessa amostra ter me chamado a atenção positivamente, ainda fiquei em dúvida, porque o 1º capítulo esclarece já muito a respeito do sistema em que eles vivem, mas não explica com os detalhes que eu queria o que são exatamente e como são esses Jogos Vorazes (em outras palavras, eu queria saber qual o nível de selvageria explícita no texto). De modo que eu continuei com a dúvida se o livro me agradaria ou não. A perspectiva de me deparar com um "Jogos Mortais" não me animava ou agradava nem um pouco! Nunca fui fã desse tipo de história! Então decidi esperar e ver o filme antes de ler o livro, para tirar definitivamente qualquer dúvida.

Conforme a trilogia foi pegando fama devido ao sucesso do filme, eu fui pegando birra. Ah, a boa e velha birra!!! E é aí que me acusam de ser muito, muito, MUITO mala... (porque eu também to com uma birra imensa de Crônicas de Gelo e Fogo, mais conhecido como GoT). Bom, geralmente meu instinto acerta, mas às vezes acontece de errar também. Por exemplo: eu impliquei muito com Eragon até comprar os 3 primeiros livros pra ler (não fiz a resenha na época, mas relerei e farei depois de ler o 4º livro que deve ser lançado em português ainda este ano) e virei fã do Ciclo da Herança! Star Wars eu demorei anos pra aceitar assistir e foi amor à primeira vista *_* So... Muita calma nessa hora!!! Uma implicância inicial não significa implicância eterna...

Então, na última 6ª Feira Santa lá fui eu pro cinema. Me arrependi amargamente, não pelo filme mas pela lotação e pela desorganização do cinema. Mas isso deixo pra outro futuro post.
Agora, vou falar do filme de fato. Gostei muito! Muito mesmo!!!



Achei a atuação da Jennifer Lawrence excelente! Aliás, achei que ela estava até melhor do que em X-Men: First Class e definitivamente ela fica mais bonita morena. Ela rejuvenesceu e me convenceu perfeitamente como Katniss Everdeen. O que eu gosto nessa atriz é que, mesmo sendo muito bonita, ela convence como uma pessoa comum... Ela não faz o tipo modelo, garota popular ou mulherão. Ela é uma garota muito bonita, mas comum, como eu e você. Alguém acessível. É por isso que ela ficou muito bem nesse papel!


O início do filme, que seria o equivalente ao 1º capítulo sofre um corte grande que para mim foi natural, eu já esperava. O prefeito e a filha simplesmente não aparecem e a cena do Haymitch Abernathy chegando atrasado e bêbado, ridicularizando o evento em rede nacional também não existe. Faz sentido! No livro ela funciona como tom crítico - mais uma crítica - a essa sociedade absurdamente distópica. No filme, ficaria apenas engraçada (bom, depende do modo como fosse feita, mas mesmo assim...) cortando o clima de tensão que há na Colheita, que é super importante para situar o expectador na história. Especialmente quem ainda não tinha lido nada do livro.



O primeiro grande choque pra mim foi o fortíssimo contraste entre o Distrito 12 e a Capital. Quando li o 1º capítulo vi logo a descrição da extravagante Effie Trinket com seu cabelo rosa e jeito afetado e a impressão que se tem é que ela é simplesmente uma louca excêntrica, do tipo insuportável que sabe que é insuportável, mas usa sua posição para obrigar todos a aturá-la. Afinal, os personagens de todo o Distrito 12 usam roupas que lembram fortemente os anos 40 e 50 durante a Colheita... E estão usando sua melhor roupa para a ocasião, sua "roupa de domingo", como se dizia antigamente. Mas não. Quando os personagens chegam à Capital vemos uma sociedade completamente diferente! Não apenas por ser futurista e por ser bem mais desenvolvida. Não é só uma questão de design e poder aquisitivo. É uma questão do mais puro e ofuscante exagero e futilidade levada ao extremo! Parece uma cidade inteira formada por Ladys Gaga! Não apenas na mídia, não apenas nos shows, não apenas mulheres, não apenas os famosos... Mas todos, TO-DOS... Essa é a moda vigente nas ruas!!! Mesmo homens mais viris, como o Cinna, usam três brincos e sombra dourada nos olhos. Sério, por mais bonito que fosse, não dá pra ficar com um cara que usa sombra dourada!!! Olha só o contraste:


Uma das coisas que despertou meu interesse inicialmente foram vários comentários falando que o livro continha muitas referências a mitologias, embora ninguém especificasse muito bem isso. Mas como eu sou apaixonada por mitologias, tinha que tirar isso a limpo. Pode ser que alguma coisa (ou muita coisa) tenha passado despercebida por mim, mas vou falar do que eu fui capaz de detectar no filme! Não me pareceu um uso de mitologia no sentido clássico da palavra - ou deve ter algo mais nos livros -, porém mais no sentido de referência histórica e um certo nível de simbolismo. E uma das primeiras coisas que detectei foi essa questão dos figurinos.

Esse contraste, esse luxo, esse excentrismo, esse excesso, essa inacreditável futilidade aliada à uma ABSURDA insensibilidade (da qual falarei mais pra frente) nos remete a um período da história da Europa monárquica, especialmente "à corte do Rei Sol", que não recebeu esse nome por acaso. Tal como acontece no livro, enquanto a corte vivia na mais absoluta riqueza e conforto, já sem nem saber mais onde gastar - sendo aqui simbolizado pela Capital -, o povo vivia no extremo oposto, passando fome, com roupas esfarrapadas e cinzentas, sem perspectiva de melhorar de vida e num mundo cruel e perigoso - sendo aqui representado pelos distritos e mais especificamente pelo Distrito 12 (que é o distrito mais pobre de Panem). E isso, é claro, sempre acaba em revolução... 
Um exemplo dessa semelhança entre o passado real e a sociedade distópica de HG:
[O Rei-Sol] Construiu o Palácio dos Inválidos e o luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde faleceu em 1715. 
(...) 
Outro traço marcante para a cultura da época e que é parcamente citado em biografias sobre o Rei-Sol é o fato de ele ter lançado a moda do uso de elaboradas perucas, costume que se prolongou por no mínimo 150 anos nas cortes europeias e nas colônias do novo mundo. 
(...) 
O Tesouro estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder. As coisas não melhoraram já que ele gastava dinheiro extravagantemente, dependendo vastas somas de dinheiro financiando a Corte Real.
Outro exemplo que se pode citar é de Maria Antonieta, interpretada no cinema por Kirsten Dunst, que se casou com Luís XVI e também lançou extravagante moda. Vejam como há o mesmo exagero e extravagância:


Agora, vamos comparar o figurino da população da Capital de Panem com o da corte de Maria Antonieta, no filme de Sophia Coppola:



Há diversos outros exemplos... como a moda dos anos 80, o vestido de casamento da Lady Di ou até mesmo aquelas 2 convidadas do casamento de Kate e William com aqueles chapéus bizarros, e por aí vai... mas já me estendi demais no quesito figurino e isso já tá parecendo um dos meus trabalhos de História da Arte. Creio que já deu pra entender onde quero chegar!
O que interessa é que o figurino extravagante do povo da Capital de Panem é uma clara referência às cortes de séculos atrás, especialmente da França que era a mais fresca e que ditava a moda para o resto do mundo Ocidental, incluindo as colônias.

O mais chocante em toda a história é a reação da população da Capital ao show de horrores chamado Jogos Vorazes. Os Jogos Vorazes são uma espécie de BBB (que eu já acho ruim o suficiente para me causar náuseas se tentar assistir), transmitido nacionalmente... exceto que é formado por adolescentes de 12 a 18 anos "colhidos" em cada distrito anualmente contra a sua vontade e que são colocados num lugar selvagem e cheio de câmeras para se matar. Se você perde não significa apenas que foi eliminado do programa através de votação dos demais, ou por perder em uma competição esportiva e sai sem ganhar nada. Significa que você morreu de forma violenta e todos os seus parentes e amigos estão assistindo em tempo real. Só existe um  nome forte o bastante para definir isso: barbárie.
Nos distritos todos assistem por falta de opção!
Já na Capital... dá a impressão que é uma população TÃO alienada que parece não entender o que se passa. Ou, se entendem, não se importam nem um pouco com outra vida humana que não seja a sua própria. O ápice do egoísmo e do egocentrismo. O ápice do individualismo.
Na Capital, eles não assistem os jogos com consternação, pesar e luto como nos distritos, como quem entende que aquilo é um enorme sacrifício humano, uma carnificina. Na Capital o povo se diverte assistindo aos Jogos Vorazes como se fosse um entretenimento comum. E a Effie Trinket representa perfeitamente este perfil da população abastada.
Se, por um lado, é uma fortíssima crítica social e um alerta - inclusive a algumas situações que já fazem parte do nosso cotidiano - por outro o ser humano já esteve nesse nível de degradação social na Antiguidade. O exemplo histórico mais próximo que se pode citar eram os jogos e espetáculos da Roma Antiga, apresentados em arenas como o Coliseu, sendo o mais conhecido para nós a luta de gladiadores:
Nesses jogos de cem dias teriam ocorrido combates de gladiadores, "venationes", lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros divertimentos numa escala sem precedentes.
(...)
Os combates entre gladiadores não eram pagos pelo Estado, mas sim por indivíduos em busca de prestígio e poder.
(...)
Os relatos romanos referem-se a cristãos sendo martirizados em locais de Roma, quando havia numerosos anfiteatros e arenas. 

Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga. O nome "Gladiador" provém da espada curta usada por este lutador, o gladius. Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento do combate é que era determinado, por quem presidia aos jogos, se o derrotado morria ou não, frequentemente influenciado pela reação dos espectadores. 
Particularmente, não imagino nenhuma outra reação possível frente a esse tipo de coisa que não seja ferver de indignação, seja uma história real ou fictícia!
Os jovens sorteados para participar dos Jogos Vorazes tornam-se, assim como os antigos gladiadores, escravos obrigados a lutar por suas vidas, mas de uma maneira mais sofisticada e menos honesta, já que há muita interferência e manipulação (como em qualquer reality show). É mais absurdo ainda por serem  crianças adolescentes... mesmo os gladiadores eram adultos treinados.
Outra ligação que há com Roma é que alguns personagens tem nomes romanos como Caesar (o apresentador de TV) e Seneca (o "barbicha")

Uma cena que me chamou a atenção foi quando eles estão andando na rua, na Capital, e a Katniss vê um casal rico dando um presente para os filhos e, se não me engano, era uma espada de madeira e eles começam a brincar como se estivessem dentro dos Jogos Vorazes, matando um ao outro, enquanto os pais observam e riem.
Sim, eu sei, desde sempre crianças brincam com armas de plástico ou madeira, principalmente espadas. Eu mesma já fiz cosplays que portavam "armas". Mas isso é aceitável porque é uma ficção... É muito improvável que alguém, atualmente, um dia sequer tenha uma espada ou arco se não for objeto de decoração e mais improvável ainda que necessite usá-la para se defender.
Já no caso do filme / livro aquela situação é uma realidade anual, que os pais parecem achar divertida e incentivam seus filhos a também acharem divertido e natural ver 23 adolescentes pobres morrerem violentamente todo ano na TV, pois eles não precisam se preocupar com o risco de um dia serem selecionados... os pais dessas crianças nunca vão sofrer o trauma de assistirem seus filhos serem brutalmente assassinados na TV um dia, por outros jovens que também estão lá sem escolha, escravizado pelo governo que devia protegê-los. E, pior, o vencedor dos tais Jogos Vorazes sai reverenciado com se fosse um herói. [SPOILER DO 2º LIVRO] E, como se não bastasse, isso não é garantia de permanecer vivo, porque a cada 25 anos você é reconvocado para uma edição especial com todos os vencedores anteriores.[/ FIM DO SPOILER] Não é à toa que o  Haymitch Abernathy é um bêbado perturbado.

Dada a situação, embora não seja nem tão habilidoso e nem tão valente, o Peeta se mostra bem mais esperto do que a Katniss. Desde o começo, quando eles chegam à cidade, ele toma uma atitude a qual já estamos habituados a observar nos candidatos de BBBs e afins: já que não tenho escolha, vou manipular o público a meu favor. Ele sabe que não tem chance lutando, mas sabe o quão importante é ser carismático na  TV. Aos poucos a Katniss vai compreendendo e se rendendo a isso, ainda que seja contra esse tipo de coisa, mas o instinto de sobrevivência fala mais alto!
E aqui percebe-se uma contradição: o Peeta está revoltado - naturalmente - e quer mostrar, nas palavras dele, "que não pertenço a eles. Se vou morrer, quero continuar sendo eu". E a Katniss é muito sincera ao responder que não pode se dar a esse luxo. Entretanto, o que acaba acontecendo é justo o contrário. Ele acaba "dando o que o povo quer", fazendo um showzinho, um draminha e tentando se passar por confiante e descolado... Enquanto ela tem muito mais atitude e autenticidade. E, assim, eles acabam quase que sem querer ajudando um ao outro a sobreviver!

Antes dos Jogos Vorazes começarem, há várias etapas. A primeira é um desfile em um local que lembra bastante a Sapucaí... exceto que na pista só passa uma pequena carruagem de cada vez, sendo no total 12 carruagens em fila indiana. Elas trazem cada casal "colhido" em cada distrito. É quando eles são apresentados! Bom... nesse desfile eles usam fantasias que representam a 'função econômica' do seu distrito. Na real, é mais um momento para ridicularizá-los! MÃS... o Cinna - quem os prepara para os jogos em todos os aspectos, junto com o Haymitch e a Effie - realmente se empenha para que eles se sobressaiam e não ridicularizados e, mesmo que morram, nunca sejam esquecidos! Portanto, ele arranja um figurino realmente impressionante para eles usarem no desfile. A cena é... maravilhosa! O figurino deles ficou realmente fantástico!
Contudo, a Katniss está de mau humor e sem a menor vontade de dar show... de modo que o Peeta demora um pouco a convencê-la. Mas, no fim, ele tinha razão... funcionou! Eles conseguiram o que era essencial: que todos prestem mais atenção neles e torçam por eles... porque isso traz patrocinadores. E ter patrocinadores significa menos chance de morrer envenenado ou por infecção, por exemplo!


As outras etapas são uma avaliação, uma entrevista na TV com um cara de terno brilhante e cabelo azul e, finalmente, alguns dias de confinamento para treinarem antes de irem para a "arena"!

A avaliação foi a minha cena preferida em todo o filme!
Lá está a Katniss com um arco e tudo que ela tem que fazer é acertar o alvo. Moleza, afinal é uma caçadora! Mas pelo nervosismo ela erra, os homens que deveriam avaliá-la - não sei se são políticos, patrocinadores ou ambos - simplesmente não prestam atenção. Riem e conversam enquanto comem, virando as costas para ela. Irritada, ela aponta para a mesa e acerta a maçã na boca do porco (clássico), a flecha passando a centímetros da cabeça do "barbicha" (Seneca Crane) e acaba ganhando a pontuação máxima e ao mesmo tempo a desconfiança do presidente pela sua ousadia. Aliás, a escolha do Donald Sutherland (Orgulho e Preconceito) para viver o presidente me surpreendeu.


Como eu disse, Peeta usa para cativar o público uma estratégia super comum em qualquer reality show, que é criar um romance. E... livro para público adolescentes sem o famoso Triângulo Amoroso está fadado a ficar encalhado nas prateleiras. Então, é claro que há um triângulo amoroso!!!

Quando li o 1º capítulo notei logo que a Katniss e o Gale (o melhor amigo e companheiro de caça da Katniss) seriam um casal. Especialmente pelo discurso dela de "defesa" e por ela ter achado estranho e ter ficado irritada com o papo dele sobre fugirem e viverem na floresta e ter filhos. Me pareceu que ele estava dando indiretas que ela se recusava a entender o que eram. Então ela é selecionada e ele é uma das pessoas com quem ela pode conversar antes de partir e ele tenta encorajá-la.

Quando chega na etapa das entrevistas, o Peeta anuncia em rede nacional que está apaixonado por ela e eles viram o "casal desafortunado do Distrito 12". Sim, foi uma jogada muito bem colocada, afinal eles já eram alvo de atenção com aquela entrada triunfal no desfile. E além disso, ainda há o drama de ela ter se voluntariado para poupar a vida da irmã. Mas dá pra perceber que há algo mais aí ao longo da história... Ela fica furiosa com a entrevista dele e, apesar de inconsequente, eu teria ficado também igualmente brava!!! Quando ela é entrevistada, novamente ela - ou melhor, o vestido dela - dá um show à parte!!! O figurino tanto do desfile quanto da entrevista não aparecem direito nos trailers porque essa é uma das grandes surpresa do filme e realmente foi deslumbrante (embora eu não goste de vermelho). São as minhas segundas cenas favoritas.
E é então que ela fica conhecida como "The Girl On Fire", que seria "Garota em Chamas"... embora, infelizmente, tenha traduzido como "Garota Quente", se bem me lembro! Pronto... agora o público foi fisgado de vez, mais a favor dela do que do Peeta.



Durante o treinamento passamos a conhecer os outros concorrentes. A Rue logo se mostra muito observadora e esperta, mais do que se esperaria da caçula do grupo. O Peeta, pela falta de habilidade física, não se destaca muito, mas ele é um expert em camuflagem.

O Cato e mais alguns são chamados de carreiristas e são tão babacas e estúpidos como o povo da Capital. Eles gostam de matar, são perfeitos psicopatas. Eu não entendi muito bem essa explicação sobre os carreiristas, mas parece que foram treinados a vida toda para a competição e são os favoritos, além de perigosos. Há uma cena, já nos jogos, em que eles saem rindo após matar uma garota que estava sozinha e assustada à noite.
Aliás, igual a realitys como BBB, os 24 se dividem em grupos e fazem alianças que, é claro, vão se dissolvendo no final.

O Peeta se alia a essa turma para despistá-los quando eles decidem caçar a Katniss, pois ela é certamente uma ameaça. Em um momento complicado, ela e a Rue se aliam, se ajudam e se protegem. Só que um plano delas não dá certo e a Rue acaba morrendo... bom, esse é um ponto chave!


Todos os demais parecem ter entre 15 e 18 anos... mas a Rue é a caçula, deve ter 12 anos. Ainda que muito esperta, era óbvio que ela acabaria falecendo logo... Então, a sua morte acaba sendo o estopim - ou assim parece no filme - no seu distrito de uma rebelião, quando seu pai e os demais se revoltam e começam a quebrar tudo!  E, isso, é claro, é um gancho para a trama dos outros 2 livros. Explicando que, a população dos distritos é obrigada a comparecer para assistir os jogos em praça pública.

Depois disso há muita reviravolta e finalmente a Katniss e o Peeta voltam a se encontrar e se aliar. Ele fica muito mal, abrigado numa caverna, quando todos os participantes restantes são convocados a voltar ao centro da arena para pegar o que necessitam e ela vai por causa do remédio. Essa é a cena "mais casal BBB" de todas... Eles tem toda uma conversa piegas, com direito a flash backs, em que ele se declara pra ela e ela fica com aquela cara de "o que eu faço?". Os flash backs dão a entender que eles já tinham uma relação meio conturbada antes da Colheita, mas também que ele realmente gosta dela... me pareceu que ele não estivesse apenas fingindo para ganhar simpatia. Ela acaba cedendo ao teatro e também se declara pra ele e... vamos combinar que beijar um cara bonito não é nenhum sacrifício, principalmente se a alternativa for morrer... mas causa uma situação desconfortável, se isso é passado em rede nacional. Nesse momento também é anunciado que houve uma mudança nas regras e 2 poderiam vencer se fossem do mesmo distrito, o que é feito claramente para beneficiá-los, pois só sobraram eles de "casal".

Nesse momento eu realmente fiquei com pena do Gale, lá no Distrito 12, tendo que assistir aquele teatro todo. Eu não o culparia por ficar muito put*.

Aí mais reviravoltas acontecessem e finalmente só sobram 3 no centro da arena, e o 3º é o Cato que já sabe que perdeu e se rende, mas a Katniss se recusa a matá-lo. Aparecem então 3 enormes cães ou lobos - que eu não entendi como foram gerados do nada por computador o.O - e quando ele cai acaba sendo morto. Isso foi  outra coisa bem chocante de como quem controla os Jogos Vorazes vê aquilo como um simples jogo realmente, onde aquelas jovens vidas não valem nada. Na central, comandada pelo "barbicha", eles se divertem e se orgulham criando (isso ficou esquisito mesmo!) obstáculos perigosos como queimadas e esses tais lobos. E eles atacam somente até o Cato morrer... quando percebem que ele morreu, vão embora mansamente como se nada tivesse acontecido. Não é uma atitude natural de uma alcateia!

Aí vem uma "puta falta de sacanagem": a possibilidade dos 2 ganharem é revogada para obrigar o "casal desafortunado do Distrito 12" a matar um ao outro. Aí a Katniss tem uma ideia que, juro, não sei como em 74 edições do jogo ninguém tinha pensado antes: ambos se preparam para comer frutas venenosas e se suicidar. A produção então anuncia que ambos foram vencedores para evitar ficar sem campeão nenhum!


Eles então voltam ao canal de TV para uma entrevista - agora de mãos dadas e como casal - e depois voltam para o Distrito 12 sendo recebidos com festa. Pela cara do Gale, ele tava realmente put*...

No fim, gostei muito do final do "barbicha", que foi mais que merecido!!!

Enfim... a história É interessante e eu muito provavelmente lerei todos os livros, mas não me preocuparei em ler de imediato. A forma como as mortes do jogo são descritas ainda me preocupa... Por outro lado, vi muita coisa no filme que me fez pensar "como será isso no livro?" ou "provavelmente isso é mais bem explicado no livro".
Uma curiosidade que achei interessante e que acabei de descobrir é que o roteiro do filme foi escrito pela própria autora, o que certamente explica o filme ter ficando tão bem feito e coerente, mesmo sendo adaptação!

Queria aproveitar e colocar aqui mais uma curiosidades.
Essa música foi composta por um fã do ponto de vista do Peeta, sobre os jogos e sobre o que ele sente pela Katniss. A música é muito boa e viciante. Ele tentou colocar a música na trilha sonora oficial do filme, mas não conseguiu... Porém, eu já ouvi tanto a música enquanto escrevia esse post e acho que ela se encaixa tão perfeitamente bem, que pra mim É a música oficial. Segue a música e um outro fan clipe pode ser visto aqui:



Eis a letra e a tradução:

They don't own me (Eles não me possuem)
I'm not a piece in their games (Eu não sou uma peça em seus jogos)
Can't control me (Não podem me controlar)
They're the only ones to be blamed (Eles são os únicos culpados)
I'll never breakdown (Eu nunca vou me quebrar)
I won't give up this fight (Eu não vou desistir dessa luta)
I'll give ‘em nothing (Eu não vou dar nada)
Nothing Nothing (nada, nada)
-

Just one kiss and I will be hooked to her fire (Apenas um beijo e eu vou estar preso ao seu fogo)
Her flames are surrounding me now (Suas chamas estão ao meu redor agora)
As we watch as they light up the sky (Como observamos eles iluminam o céu)
We must stand up and fight. (Devemos levantar e lutar)
-

Cause this love is not a game to me (Porque esse amor não é um jogo pra mim)
We'll survive (Vamos sobreviver)
And start an uprising (E começar uma rebelião)
You can ignite (you can ignite) (Você pode inflamar)
Stand and fight (stand and fight) (Ficar e lutar)
Don't cave in (Não ceda) 
So let's the games begin (Então, vamos deixar o jogo começar)
-

Notice me (Me note)
Cause I've been here all along (Porque eu estive aqui o tempo todo)
I've been waiting (Eu estive esperando)
Since you sang me your song (Desde que você cantou a sua música para mim)
It's our moments to turn the things around (É o nosso momento de transformar as coisas ao redor)
And show something (E mostrar alguma coisa)
With nothing (com nada)
With nothing (com nada)
-

And now our star-crossed love has materialized (E agora nosso "amor estrela-cruzada" (?) se materializou)
We've locked our fate right here right now (Temos bloqueado nosso destino aqui e agora)
-

Just one kiss and I will be hooked to her fire (Apenas um beijo e eu vou estar preso ao seu fogo)
Her flames are surrounding me now (Suas chamas estão ao meu redor agora)
As we watch as they light up the sky (Como observamos eles iluminam o céu)
We must stand up and fight. (Devemos levantar e lutar)
-
Cause this love is not a game to me (Porque esse amor não é um jogo pra mim)
We'll survive (Vamos sobreviver)
And start an uprising (E começar uma rebelião)
You can ignite (you can ignite) (Você pode inflamar)
Stand and fight (stand and fight) (Ficar e lutar)
Don't cave in (Não ceda) 
So let's the games begin (Então, vamos deixar o jogo começar)
-
She doesn't know the effect she can have (Ela não sabe o efeito que ela pode ter)
No she doesn't know the effect she can have (Não, ela não sabe o efeito que ela pode ter)
-

Just one kiss and I will be hooked to her fire (Apenas um beijo e eu vou estar preso ao seu fogo)
Her flames are surrounding me now (Suas chamas estão ao meu redor agora)
As we watch as they light up the sky (Como observamos eles iluminam o céu)
We must stand up and fight. (Devemos levantar e lutar)
-
Cause this love is not a game to me (Porque esse amor não é um jogo pra mim)
We'll survive  (Vamos sobreviver)
And start an uprising  (E começar uma rebelião)
You can ignite (you can ignite) (Você pode inflamar)
Stand and fight (stand and fight) (Ficar e lutar)
Don't cave in (Não ceda) 
So let's the games begin (Então, vamos deixar o jogo começar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!