terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Avatar

ATENÇÃO: MUITOS SPOILERS!!!


Ontem fui assistir Avatar. Não poderia ter feito nada melhor na data de ontem! E não apenas fui ver o filme, assisti pela 1ª vez na nova sala 3D. Nem sei expressar o que senti dentro daquela sala!!! É para deixar qualquer um de queixo caído... é tipo assim: UAU!!! [ainda mais com som THX para acompanhar]

Avatar é um filme que foi feito para impressionar visualmente.
A história é bem clichê mas não é tão ruim ou tão fraca quanto eu imaginei que seria. A fórmula é mais que batida: seres humanos x humanóides que os humanos consideram selvagens por pura ignorância!
Aí tem os militares ignorantes e idiotas, tem os capitalistas que competem ferozmente com os militares no quesito ignorância e tem os cientistas, maravilhados com esse novo bioma, que tentam retardar a destruição e fazer papel de diplomatas... Ah, e claro: tem o mocinho que muda de opinião e de conceitos após se aprofundar nesse novo mundo e nessa nova cultura. E, óbvio, é a princesa quem o encontra, o insere na tribo, o ensina e eles se apaixonam!!! [E vale lembrar que ela estava prometida para outro, naturalmente]
Basicamente uma história bem parecida com a colonização do Novo e Novíssimo Mundo com a única diferença que se passa no futuro e em outro planeta [para dar o 'ar' de Ficção Científica], o que significa que os humanos 'civilizado' têm uma vantagem ainda maior em tecnologia e armamento pesado. Mas, tirando essa parte tecnológica, lembra muito histórias que estamos carecas de conhecer através de clássicos como: Pocahontas, Spirit, El Dorado, Dança com Lobos, Austrália, Último Samurai e por aí vai... Deu pra entender a premissa, né?!

Apesar de fórmula mais que batida reconheço que este tipo de enredo ainda é necessário, pois fala sobre lições que os humanos ainda não aprenderam e se resumem em uma única palavra: RESPEITO!
Respeito à um território que não é seu, respeito à culturas diferentes da sua, respeito às outras religiões, respeito à vida e, acima de tudo, à Mãe Natureza!

Ao escolher um enredo que não inova em nenhum ponto fica clara a intenção de James Cameron: apresentar uma novo tecnologia para o cinema. A história é secundária, o que importa são os efeitos visuais... E eles realmente são de tirar o fôlego e devem revolucionar o cinema daqui pra frente, assim como Star Wars fez anos atrás!
As cores são muito, mas MUITO mais vivas e a imagem MUITO mais nítida do que em qualquer outro filme que eu já tenha visto. Para quem pretenda assisti-lo recomendo que não fique esperando para ver em DVD e nem vá em uma sala comum. Se puder, assista em 3D... pois este é um filme que não tem a menor graça assistir de outro jeito! O ingresso é mais caro, mas vale cada centavo... Aliás, acho que pra mim nenhum filme terá mais graça de se assistir do modo 'comum', rs.

Apesar do filme cumprir perfeitamente o seu papel de 'apresentação' e de 'impressionar', ainda acho que James Cameron errou feio ao deixar a história em segundo plano, pois acredito que o conjunto seja mais importante do que um elemento isolado e a junção de tudo: equipe + atores + direção + efeitos + nova tecnologia + história nova e cativante -> faria desse filme uma unanimidade do cinema incomparável!
Porém, com este enredo, temo que esteja fadado a ser apenas 'mais um' filme de ficção científica misturada com romance na locadora, diferenciado dos outros apenas pelas belas imagens.
Uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!