segunda-feira, 6 de julho de 2009

Entre Estrelas

Há um bom tempo estou querendo escrever sobre os 4 últimos filmes que vi no cinema, mas andava sem tempo. Evitei até de ler outras criticas para não me influenciar.
Um destes filmes porém foi tão especial que merecia um post só para ele:

(montagem feita por mim especialmente para este post)

Qualquer nerd sabe, sempre houve e sempre haverá uma "rixa" entre fãs de Star Wars e fãs de Star Trek. Para os leigos entenderem melhor é mais ou menos como Brasil x Argentina ou Palmeiras x Corithians. A diferença é que é uma "rixa" saudável, levada mais para o lado da brincadeira do que da briga. Muita gente é fã tanto de Star Trek quanto de Star Wars e em geral há amizade entre Warriors e Trekkers... Mas as piadas... Ah, as piadinhas e as comparações estão sempre presente!

Foi uma briga para me fazerem assistir Star Wars e quando meus pais finalmente conseguiram me convencer eu fiquei completamente alucinada!
E meu pai, que sempre gostou dos 2, alimentou secreta e ingenuamente a esperança de que um dia eu me tornasse uma Trekker também! Hahahaha... Só que isso nunca aconteceu. Eu sempre achei Star Trek completamente sem graça, sem sal... E aí ele começou a me torrar a paciência!

Apesar de não gostar de Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) eu tenho alguns colegas que gostam e até já passei um bom tempo conversando com o pessoal da Federação (fã clube). Mas não tinha jeito, Star Trek não me atraía, não tinha aquela magia envolvente capaz de me prender na cadeira por 2 a 12 horas seguidas.

Aí anunciaram o novo filme de Star Trek e foi aquela comoção. Pois é, chegou a vez deles de ressuscitar uma antiga saga nos cinemas com honras e pompas.
Fiquei com vontade de assistir quando vi um trailer no cinema. Algo me dizia que este filme seria diferente dos outros... E nem posso usar como desculpa a direção de J. J. Abrams, porque só descobri que era ele depois que assisti o filme.

Assisti e adorei!!!
Claro que não fui em nenhuma sessão de fãs... mas vi algumas fotos nos orkuts de colegas e me deu uma vontade de estar lá... rs... Provavelmente o que me bateu mesmo foi nostalgia. Mas vi ainda na semana de estréia.

Não sei o que os fãs puristas acharam, porque como eu disse não li criticas. Apesar de não gostar eu conheço os personagens principais. Mesmo assim, para uma leiga em Jornada, o início foi muito confuso. Achei que quem estava na nave que explodiu fosse James Kirk... não percebi que era seu pai... Só fui entender essa parte quando ele aparece já adulto entrando para a Academia.

Sinceramente? Achei essa versão do Kirk muito mais legal. Achei ele muito mais divertido!
Tudo em Star Trek sempre me pareceu muito certinho, muito perfeito e muito chato, entediante. Uma utopia quase ingênua!

A segunda parte que me deixou confusa foi a briga entre Sylar... ops... quer dizer, Spock e Kirk. Oras, eles não eram amigos??? E Kirk não deveria ser o comandante da nave?
Acho que os fãs antigos pescaram a história toda mais rápido que eu... Para mim, levou um tempão até entender que era uma realidade alternativa.

Amei o fato deste Spock ter sua metade humana mais viva, mais aparente.
Achei interessante ver que os Vulcanos, no geral, não são tão perfeitos quanto faziam parecer ser... eles também são capazes de coisas humanas, como o preconceito (bullying sofrido pelo Spock na escola) e orgulho. Claro que eu não acho que essas são coisas boas, mas mostrou-se que eles também são passíveis de bondade e amor. Ou seja, não são neutros, racionais e sem emoção.

Aliás, o mais interessante de tudo foi a explicação de que as emoções para os Vulcanos são tão intensas que eles escolheram reprimi-la.
Imagino que para os Trekkers, em especial os puristas, isso deve ter sido uma bomba tão grande quanto foi para os fãs mais antigos de Star Wars a explicação da manifestação da Força através das Midichlorians no Episódio I. No entanto, pra mim, como uma fã mais recente e de mente mais aberta, ambas as explicações fazem completo sentido e deixam tudo com um gosto de "quero mais"...

Eu soube, antes mesmo de ver o filme, que alguns fãs se revoltaram com o fato de Spock se apaixonar e quando ouvi isso imaginei que seria algo arrebatador. Ao contrário, achei que foi na dose certa para um Vulcano... muito discreto.

A Uhura (é assim que escreve?) estava fantástica!!! Adorei o papel dela. Falando nisso, uma curiosidade sobre ela... A atriz que a interpretou, Zoe Saldana, já tinha interpretado uma Trekker no filme "O Terminal" (com Tom Hanks). O nome da personagem era Dolores Torres.
E o McCoy também estava perfeito!
Zachary Quinto, o Sylar de Heroes, estava perfeitamente caracterizado como Spock. Ele ficou realmente muito parecido! A participação do ator original de Spock (Leonard Nimoy) foi um show a parte! E ele continua em forma...

A trama foi inteligente e bem construída, mas sem deixar o humor de lado. Abrams percebeu que nos filmes atuais uma pitada, bem colocada, de humor é essencial. Não é a toa que ele é um dos maiores diretores da geração atual!
Saí do cinema com uma sensação muito boa!

Eu amei o filme novo e estou ansiosa pela continuação (meu pai disse que viu em algum lugar que terá). Mas a série antiga e os filmes antigos, ao contrário do que houve com Star Wars, não me cativaram da mesma maneira. Mesmo que eu me esforce para assistir não consigo gostar.
Provavelmente vou comprar uma miniatura da Enterprise (que eu sempre quis, porque é uma nave linda!) e vou me sentir mais à vontade com outros fãs, porém não vou me envolver mais da mesma forma. Acho que nem que eu quisesse poderia neste momento...
Além do que eu nunca consegui fazer isso:

Hhahahahahahha...
Vida longa e próspera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e pela mensagem.
Comentário anônimos de ataque gratuitos serão deletados!
Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!